sábado, 5 de abril de 2014

Rochas magmática, metamórficas, sedimentares: génese e constituição.

       Rochas magmáticas - génese e constituição 
 
       O que acontece à lava expelida pelos vulcões e ao magma aprisionado em fissuras ou cavidades nas profundezas da litosfera? Arrefecem e solidificam formando rochas magmáticas. É feita de outra forma mas com o mesmo resultado, uma vez que os materiais magmáticos apresentam composições químicas diferentes e as condições de formação das rochas também são diferentes em termos de temperatura, pressão e tempo de cristalização dos minerais. Assim, teremos rochas magmáticas vulcânicas e rochas magmáticas plutónicas.
     
      Rochas vulcânicas ou extrusivas- São rochas formadas à superfície. Pelo arrefecimento rápido do           magma os minerais têm pouco tempo para cristalizar e apresentam-se com reduzidas dimensões,                   frequentemente invisíveis a olho nu.

      Rochas plutónicas ou intrusivas- São rochas formadas em profundidade, em condições de pressão e       temperatura elevadas, pelo que o arrefecimento do magma é lento, fazendo com que os  minerais sejam       visíveis a olho nu e sejam bem desenvolvidos, dado que têm muito tempo para cristalizar.

         

Sem comentários:

Enviar um comentário