quinta-feira, 6 de março de 2014

TOP 10 DAS PEDRAS MAIS CARAS DO PLANETA


10º Jeremejevite


A pedra preciosa que ficou em décimo lugar como a mais cara do mundo é a Jeremejevite sendo que a sua pronuncia correta seria Ye-Rem-ay-Ev ite e esta seria conhecida como uma pedra céu azul ou até mesmo incolor, sendo que possui uma alta qualidade e teria vindo da Namíbia. O seu preço médio é de 2000 dólares por quilate.

9º Opala Preto


A nona pedra é a Opala Preto, sendo que esta teria vindo da Austrália, e é considero como o país clássico desta pedra, sendo o maior fornecedor, no entanto o seu preço médio é de aproximadamente U$ 2.355,00 dólares o quilate da pedra.

8º Esmeralda Beryl Red


A oitava pedra mais cara do mundo seria a Esmeralda Beryl Red , sendo que se trata de um berilo vermelho, é encontrado principalmente na Faixa de Thomas nas montanhas de Utah, e o seu preço médio seria de aproximadamente U$10 mil por quilate. O valor é estimado por se tratar de uma pedra extraída de rochas vulcânicas sob baixa pressão e alta temperatura.

7º Musgravite


Já a sétima pedra seria a Musgravite, uma das pedras mais raras do mundo, pois se trata de um mineral de silicato sendo que a sua composição seria de berilo, magnésio e também alumínio, e o seu preço médio seria de aproximadamente 35 mil dólares por quilate.

6º Grandidierite


A sexta pedra seria a Grandidierite, um mineral verde azulado que é encontrado principalmente em Madagascar, inicialmente seria confundida com um serendibite. A pedra possui um preço aproximado de U$50 mil por quilate da pedra.

5º Painite


A quinta pedra seria a Painite. Ela sempre foi considerada como o mineral mais raro da terra, mesmo com os avanços nas pesquisas de hoje, apenas três pequenos cristais foram encontrados até agora, porém, claro, sempre há a esperança de explorar e encontrar uma quantidade maior. A principal motivação é o preço médio é de aproximadamente U$50.000,00 a U$60.000,00 o quilate da pedra.

4º Garnet Azul


O quarto lugar ficou reservado para a Garnet Azul, pedra valiosíssima que pode ser encontrada em diversas cores, no entanto, a mais rara de todas seria a azul, que foi descoberta em Madagascar, o seu preço médio de venda é de U$1.5 milhão o quilate. A pedra ficou conhecida após a venda de uma jóia de 4,2 quilates por U$6,8 milhões de dólares.

3º Serendibite


O terceiro lugar é da Serendibite, uma pedra na cor turquesa originaria do Sri Lanka, e a sua composição seria de cálcio, magnésio, alumínio, sílico e boro. Foram encontrados apenas 3 cortes da raridade até os dias atuais, e claro, o valor do quilate não poderia deixar de acompanhar a quase-exclusividade de se ter uma pedra preciosa dessa. O preço por quilate é de aproximadamente 1,8 milhões de dólares.

2º Red Diamonds


O segundo lugar ficou reservado para o  Red Diamonds.
Por se tratar de uma preciosidade de valor inestimável, já foi produto de roubo em diversos filmes de ficção na telinha. Poucas pessoas tiveram a oportunidade de apreciar a sua beleza, o seu brilho e a cor viva do vermelho arroxeado. É considerado como o diamante mais caro do mundo, e sua extração é de origem australiana. O seu preço médio é de 2,5 milhões de dólares por quilate.

1º Jadeite


E para finalizar, a pedra mais cara do mundo é a Jadeite. O titulo é em razão do histórico leilão que a vendeu em um jóia de apenas 0,5 milímetros por 9.3 milhões de dólares em Hong Kong. Ela é considerada com uma pedra misteriosa, mistica por alguns, e sua origem seria da Guatemala, mas possui diversos exemplares que vieram da Califórnia, e a suas cores seriam branco ou então acinzentado. Sendo assim, podemos verificar que o quilate da pedra pode custar aproximadamente 3 milhões de dólares.
Caros seguidores,

Agradecemos as mais de 300 visualizações.


Obrigado, continuem-nos a seguir.



Dear followers,



We thank the more than 300 views.

Thanks, keep us below.




quarta-feira, 5 de março de 2014


Rochas Metamórficas


Metamorfismo: mudança da forma de alguma coisa para outra.

Rocha Metamórfica : alguma rocha que sofreu mudanças na textura, mineralogia, ou composição química no estado sólido.



Como as rochas metamorfizam?

Existem diversas forças que fazem uma rocha mudar de forma tais como a pressão, fluídos(H2O) e o calor.


Pressão: uma pressão maior tende a diminuir o espaço disponível para o crescimento do mineral, assim os minerais metamórficos gerados em altas pressões tendem a ser mais densos. O aumento da pressão pode originar de algum esforço dirigido (enterramento). esforços produzirão uma orientação preferencial dos minerais.

Fluídos: atuam como um catalisador durante o metamorfismo; ajudam a troca de íons entre os cristais
em crescimento.


Calor: região de estabilidade de um mineral sensível à temperatura. Com o aumento da temperatura, os fluídos dos poros diminuem.



Reações Metamórficas
 
Mudanças mineralógicas: (ex., argila para mica): Séries de complicadas reações que dependem de pressão, temperatura e composição.

Mudanças texturais: recristalização (limites granulares tornam-se mais compactos) e foliação (orientação preferencial de minerais).





 Metamorphic rocks




Metamorphism: the changing shape of something to another .

Metamorphic Rock: a rock that has undergone changes in texture , mineralogy , and chemical composition in the solid state.




As the rocks change?

 
There are many forces that make a rock change shape such as pressure , fluids (H2O) and heat.

 Pressure: a higher pressure tends to decrease the space available for the growth of the mineral, the mineral thus generated metamorphic high pressures tend to be more dense space. The increased pressure can lead to a directed effort ( planting) . efforts will produce a preferred orientation of minerals .

Fluids: act as a catalyst during metamorphism ; help the exchange of ions between the crystals
growth .



Heat: stability region of a mineral sensitive to temperature. With increasing temperature , decreasing pore fluids .





Metamorphic reactions


Mineralogical changes: ( eg , clay mica ) : Series of complicated reactions that depend on pressure, temperature and composition .


Textural changes: recrystallization (granular boundaries become more compact), and foliation    (mineral preferred orientation) .
Rochas Metamórficas


Metamorfismo: mudança de forma para a outra.

Rocha Metamórfica : alguma
rocha que sofreu mudanças
na textura, mineralogia, ou
composição química no
estado sólido
Erupção do Vesúvio

  A erupção do Vesúvio aconteceu em 79 d.C e destacou-se como uma das mais destruidoras da história da humanidade.

  Espalhou-se uma densa nuvem ardente ao longo de 30 Km ,que fez com que perdessem a vida 16 mil pessoas nas cidades de Pompeias e Herculano, pois ficaram soterradas de cinzas e a temperatura nessas cidades chegou ao 700 graus.

  A erupção durou 2 dias.

  Hoje, a região de Pompéia e Herculano faz parte de um Parque Arqueológico. As visitas custam 11 euros e acontecem durante o ano todo.

  Este é um dos principais vulcões do mundo como podem verificar na entrevista a Rosaly Lopes, que tambem esta no nosso blogue.



Fontes- Google        





Eruption of Vesuvius 

   The eruption of Vesuvius in AD 79 happened and stood out as one of the most destructive in human history. 

   Spread a thick cloud burning over 30 km, which caused them to lose the 16 000 people living in the cities of Herculaneum and Pompeias because ashes were buried in these cities and temperatures reached the 700 degrees. 

   The eruption lasted 2 days. 

   Today, the region of Pompeii and Herculaneum is part of an archaeological park. The tours cost 11 euros and take place throughout the year. 

   This is one of the main volcanoes in the world as you can see in the interview Rosaly Lopes, who is also on our blog.

Sources-Google



                       

terça-feira, 4 de março de 2014

Obrigado por nos seguirem.

Thank you for follow us.
Rochas Sedimentares


Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados com água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas magmáticas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
  • pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;
  • pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e
  • pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
As rochas sedimentares podem ser:
  • Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas; ou
  • Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação

As rochas sedimentares são formadas a partir de restos de outras rochas, seres vivos, etc. transportados pelo vento e pela água. Estas rochas, onde se encontram a maioria dos fosseis, sofrem 3 processos na sua formação: 
   -compactação de partículas (de rochas e seres vivos);
   -desidratação, em que a água é expelida;
   -cimentação, que através de um cimento natural as partículas ficam "coladas" e compactadas, formando uma rocha.


Estas rochas podem ser formadas por:
  • Minerais herdados - minerais que proveem diretamente de rochas pré-existentes;
  • Minerais de neoformação - minerais novos formados devido a fenómenos de bundas transformações químicas ou de precipitações de soluções;
  • Partes de seres vivos - Por exemplo: conchas e fragmentos de corais.
Rochas sedimentares contêm informações importantes sobre a história da Terra, como por exemplo, os fósseis, os restos preservados de antigas plantas e animais. A composição dos sedimentos nos fornecem pistas sobre a rocha original. As diferenças entre as sucessivas camadas indicam mudanças de ambiente que ocorreram ao longo do tempo. Rochas sedimentares podem conter fósseis porque, ao contrário da maioria das rochas ígneas e metamórficas, elas se formam a temperaturas e pressões que não destroem os restos fósseis.

 

 

Classificação

Rochas sedimentares detríticas

Rochas sedimentares clásticas são compostas por fragmentos de materiais derivados de outras rochas. São compostas basicamente por sílica (ex: quartzo), com outros minerais comuns, como feldspato, anfibólios, minerais argilosos e raramente alguns minerais ígneos mais exóticos.
A classificação das rochas sedimentares clásticas é complexo, porque há muitas variáveis envolvidas. A granulometria (tanto o tamanho médio, como a gama de tamanhos de partículas), a composição das partículas, do cimento e da matriz (o nome dado às pequenas partículas presentes nos espaços entre os grãos maiores) são tomadas em consideração. Em relação à granulometria, pode dizer-se que, por exemplo, a argila pertence ao grupo com partículas mais finas, os arenitos com partículas de tamanho intermédio, e os conglomerados formados por partículas maiores.

Rochas sedimentares biogénicas

Rochas sedimentares biogénicas são formadas por materiais gerados por organismos vivos, como corais, moluscos e foraminíferos, que cobrem o fundo do oceano com camadas de calcita que podem mais tarde formar calcários. Outros exemplos incluem os estromatólitos, e o sílex encontrado em nódulos em giz (que é em si uma rocha sedimentar biogênica, uma forma de calcário).

Rochas sedimentares quimiogénicas

Rochas sedimentares podem se formar quando em soluções minerais, tais como a água do mar que se evapora. Os exemplos incluem o calcário, o halito e o gesso.